CONSELHO E APM

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2020

Em 2020, devido à suspensão das aulas presenciais, por motivo do Covid-19, não foi possível realizarmos nossas reuniões mensais, e com isso também não conseguimos elaborar nosso Plano de Ação, porém, demos continuidade ao Plano de Ação de 2019, realizando as pendências encaminhadas da antiga APM e Conselho de Escola.


Seguem os serviços realizados e bens adquiridos neste ano:










DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS 2021












Balanço Patrimonial 2021





Plano de Ação da APM e 

Conselho de Escola 2019

“Todo conhecimento começa com o sonho.
O sonho nada mais é que a aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada.
Contem-me os seus sonhos para que sonhemos juntos.”
Rubem Alves



No início deste ano, como já era uma indicação da avaliação de 2018, investimos muito na divulgação do trabalho da APM e Conselho de Escola, através da primeira reunião com pais e de convites para a participação na Assembleia Geral. Recebemos uma lista bem expressiva de pais interessados em participar dos órgãos colegiados. Nossa primeira Assembleia teve a participação de muitos pais, além dos funcionários, e todos tiveram interesse em participar da APM e do Conselho de Escola. A maioria dos membros são novos nesta atuação, alguns participaram quando seus filhos estavam na creche e outros foram reconduzidos do ano passado. Sendo assim, temos um grupo bem diversificado, o que nos remete a uma atenção especial nos momentos formativos.
Para elaboração do Plano de Ação deste ano, levamos em consideração a avaliação dos membros do ano de 2018 e foi realizado um levantamento de necessidades observadas neste ano de 2019.


OBJETIVOS:
  • Priorizar a manutenção preventiva e reparativa do prédio escolar, garantindo a segurança das crianças/adultos e o bom funcionamento das atividades pedagógicas da escola;
  • Investir em parcerias com empresas privadas para doação de materiais para a manutenção predial;
  • Promover a participação dos membros da APM e Conselho de Escola nas ações previstas do Projeto Coletivo da escola: “Nossa cidade, nossa escola: conhecer, preservar e transformar”, bem como nas demais ações previstas no PPP da escola, como eventos, atividades diferenciadas, entre outras;
  • Investir na parceria com a Secretaria de Trânsito para promover a segurança dos nossos alunos e comunidade escolar na travessia, nos horários de entrada e saída da escola.

AÇÕES:
  • Realizar as seguintes ações de manutenção predial: cobertura do parque; reativar o interfone do corredor das salas de baixo a fim de facilitar a comunicação dos professores com a gestão; Compra de brinquedos e materiais esportivos para as atividades de corpo e movimento; Troca do Piso do parque; Construção de Acquaplay; Pia no pátio dos fundos; Torneira tanque de areia; Parede de giz no tanque de areia; Troca dos arquivos da secretaria; Projeto Coletivo (demandas revitalização dos espaços); Reforma casinha de bonecas;
  • Compra de brinquedos para atividades de Corpo e Movimento e para as salas de aula;
  • Assinatura de periódicos para BEI (Jornal e Gibis);
  • Segurança na travessia: elaboração de documentos para solicitação de instalação de semáforo e faixa de pedestres em frente à escola;
  • Investimentos em equipamentos de segurança (câmeras para monitoramento e interfone no portão do pátio dos fundos);
  • Buscar empresas privadas que façam doações de materiais para escola, como tintas para a pintura da escola, entre outros;

  • Inserir os pais nas atividades realizadas na escola, tanto que dizem respeito ao Projeto “Minha cidade, minha escola: conhecer, preservar e transformar”, como nas demais propostas desenvolvidas, pensando na integração dos pais nas propostas pedagógicas da escola, bem como em sua inserção do nosso PPP. 


      Membros eleitos para Conselho de Escola
      Mandato: 01/04/2019 à 31/03/2020
Estatuto Social da APM








TERMO DE ADITAMENTO 2019



PLANO DE TRABALHO 2019



BALANÇO PATRIMONIAL 2018


RELATÓRIO DE DESPESAS 1º QUADRIMESTRE (JANEIRO À ABRIL/2019)




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2018






DEMONSTRATIVO DAS RECEITAS E DESPESAS 1º QUADRIMESTRE (JANEIRO À ABRIL/2018)



RELATÓRIO DE EXECUÇÃO
























Projeto Reciclagem 2018


JUSTIFICATIVA
A ideia deste projeto surgiu da sugestão de um dos membros do Conselho de Escola que preocupada com o Meio Ambiente e os impactos negativos do descarte irregular do lixo para a natureza, nos chamou a atenção para a importância de realizarmos um trabalho com as nossas crianças sobre a separação do lixo e suas possibilidades de reuso e a coleta seletiva na nossa escola, como destaca a mãe Sra. Angélica, “ajudaria no meio ambiente, pois moramos em área de mananciais, ajudaria a manter a cidade limpa, diminuir insumos e gerar emprego”.
Sendo assim, após discussão em reunião do Conselho de Escola e APM, entendemos a relevância do projeto para nossa escola e comunidade e por não dispormos de espaço suficiente para coleta do lixo de toda a comunidade, decidimos elencar um dia do mês para que as crianças tragam o lixo para a reciclagem para ser colocado no nosso ponto de coleta, trabalhando com eles a importância da separação do lixo e o que pode ou não pode ser reciclado ou reaproveitado.
Entendemos que as crianças poderão ser os multiplicadores desses conhecimentos e levarem às famílias essa importante tarefa de separação do lixo para a conservação do nosso meio ambiente, em especial, do nosso entorno.

OBJETIVOS
ü  Realizar uma campanha de conscientização da nossa comunidade sobre a importância da separação do lixo, a fim de contribuir com a conservação do nosso meio ambiente;
ü  Desenvolver um trabalho que envolva todos os funcionários, crianças e comunidade sobre os impactos negativos que o lixo pode causar à natureza quando descartado incorretamente, bem como da importância da reciclagem e reaproveitamento do lixo, gerando menos insumos e emprego para a comunidade;
ü  Envolver toda a escola (crianças, funcionários e famílias) em ações que promovam a reflexão sobre o uso e reuso de materiais no nosso dia a dia.

AÇÕES
ü  Palestras e teatros para as crianças sobre a temática da Reciclagem;
ü  Confecção de brinquedos com sucatas trazidas de casa pelas crianças, envolvendo as famílias;
ü  Coleta seletiva na escola uma vez por mês, com data agendada no calendário mensal, onde as crianças poderão trazer materiais que podem ser reciclados para depositar no Ponto de Coleta da escola;
ü  Colocação de lixeiras no refeitório para separação do lixo pelas crianças (orgânicoXreciclados);
ü  Reuso de papéis para atividades com as crianças e outros fins administrativos na escola.

AVALIAÇÃO
Promover ao final do ano letivo um momento para reflexão e avaliação das ações desenvolvidas ao longo do ano, levantando propostas para a continuidade do trabalho nos próximos anos.


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Conheçam os membros do Conselho de Escola e APM deste ano

Conselho de Escola


APM

Conheçam também o que planejamos para o ano de 2018

PLANO DE AÇÃO DA APM E CONSELHO DE ESCOLA
          
  “A democracia como qualquer sonho, não se faz com palavras desencarnadas, mas com reflexão e prática.”

Paulo Freire

Objetivos:
·         Priorizar a manutenção preventiva e reparativa do prédio escolar, garantindo a segurança das crianças/adultos e o bom funcionamento das atividades pedagógicas da escola;
·         Retomar o investimento no tanque de areia que já existe na escola, garantindo sua finalização neste ano de 2018;
·         Investir na revitalização e na ampliação do jardim e da horta da escola, com a participação das crianças e dos membros da APM e Conselho de escola;
·         Investir em parcerias com empresas privadas para doação de materiais para a manutenção predial;
·         Investir na parceria com os pais e/ou responsáveis para a realização de trabalho voluntário na manutenção predial;
·         Investir na parceria com as Associações de Bairro, Fundação Criança e ONGs para realizar cursos e atividades culturais, tanto nos bairros como no espaço da escola;
·         Promover a participação dos membros da APM e Conselho de Escola nas ações previstas do Projeto Coletivo da escola: “Alimentação Saudável”, bem como nas demais ações previstas no PPP da escola, como eventos, atividades diferenciadas, entre outras;
·         Investir na organização do horário de entrada dos alunos, com o intuito de garantir a segurança das crianças neste momento.

Ações:
·         Realizar as seguintes ações de manutenção predial: telhado (limpeza de calhas, reparo nas telhas, instalação de manta); troca do piso das salas de aula que estão descolando e causando acidentes com as crianças; colocação de mais faixas antiderrapantes na entrada da secretaria, reparo nas paredes que apresentam infiltração de água; instalação de piso na área do antigo parque, utilizado hoje como área para atividades de Corpo e Movimento; troca de torneiras quebradas; troca de ventiladores quebrados; troca de lâmpadas queimadas; reforma dos bancos do refeitório que estão com os pés enferrujados e instalação da cerca e cobertura do parque; finalização do tanque de areia; revitalização e ampliação do jardim e horta da escola;
·         Buscar empresas privadas que façam doações de materiais para escola, como tintas para a pintura da escola, entre outros;
·         Realizar uma pesquisa com as famílias de pais e/ou responsáveis que têm interesse em fazer o trabalho voluntário na manutenção da escola;
·         Fazer um levantamento de possíveis parceiros como: presidentes de associações de bairro, Fundação Criança, ONGs, em parceria com os membros da APM e Conselho de Escola, para planejar e sistematizar ações culturais para nossos alunos e moradores dos bairros, utilizando os espaços da nossa escola e das Associações de Bairro;
·         Inserir os pais nas atividades realizadas na escola, tanto que dizem respeito ao Projeto “Alimentação Saudável”, como nas demais propostas desenvolvidas, pensando na integração dos pais nas propostas pedagógicas da escola, bem como em sua inserção do nosso PPP. 

E você? Participe também, procure seus representantes e tragam suas idéias e sugestões!!!!

Vamos juntos construir uma escola de qualidade para nossas crianças!!!



2017

PROJETO "ESCOLA LINDA"

Neste mês de outubro recebemos o valor de R$8.000,00 para realizar Manutenção no Prédio Escolar, repasse que está vinculado ao Projeto da Prefeitura "Escola Linda".
Após reunião com os membros da APM e Conselho de Escola e levantamento de orçamentos, definimos as seguintes demandas que serão realizadas com essa verba:

- Troca e manutenção das grelhas dos corredores externos;
- Troca de vidros quebrados;
- Troca de lâmpadas queimadas;
- Manutenção no telhado do refeitório.

As demais demandas serão priorizadas no próximo ano letivo, já que nossa verba deste último quadrimestre está comprometida com os passeios das crianças.

Segue abaixo notícia sobre o projeto:

Prefeitura de São Bernardo lança projeto Escola Linda

 25 de Set de 2017 Kathi Dias
Iniciativa vai disponibilizar R$ 1,6 milhão para intervenções de manutenção e conservação em 200 unidades escolares
A Prefeitura de São Bernardo lançou na manhã desta segunda-feira (25/09), no Teatro Inezita Barroso, no Jardim Irajá, o projeto Escola Linda. A iniciativa vai disponibilizar recursos para intervenções de manutenção e conservação de 200 unidades escolares, sendo 178 EMEBs e 22 creches parceiras. Serão investidos R$ 1,6 milhão - o que equivale a R$ 8 mil por escola - para a compra e contratação de serviços autorizados pela Associação de Pais e Mestres (APM). Os recursos - diretos da Administração - deverão ser utilizados até dezembro deste ano. O evento contou com a presença do prefeito Orlando Morando, da secretária da Educação, Suzana Dechechi, demais secretários, vereadores, profissionais da educação e pais e mães da APM. 
“Desde que assumimos, no início do ano, recebemos inúmeros pedidos para manutenção e conservação das unidades escolares. O departamento responsável, na Secretaria da Educação, tem se desdobrado para atender as demandas. Entretanto, a quantidade de escolas que têm solicitado atendimento, nesse sentido, é muito grande e não conseguimos atender a todas. O Escola Linda foi uma alternativa desenvolvida  por esta Administração para dar apoio a todas as escolas. Grande parte delas estava em situação crítica por não receber suporte adequado para a solução deste problema nos últimos anos”, ressaltou a secretária Suzana Dechechi.
Durante o encontro, o prefeito Orlando Morando lembrou que, ao assumir a Prefeitura, foi lançada uma licitação para manutenção e conservação de todas as unidades escolares, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos. O edital, porém, sofreu diversas impugnações. Por essa razão a Secretaria da Educação não possui um contrato para atender as escolas. 
“Entendemos que essa quantia não irá resolver todos os problemas, mas estamos dando um importante passo para auxiliar as escolas da melhor forma.  Estamos fazendo o possível para que esta questão seja resolvida até o próximo ano letivo. Especialmente neste momento em que é necessário manter nossa política de austeridade para atingirmos o equilíbrio das contas públicas”, afirmou o chefe do Executivo. 
Agda Mara Barbosa Rodrigues, diretora do CEU Regina Rocco Casa I, agradeceu a gestão pelo recurso. “Toda verba extra é bem-vinda. Sei como está a situação de muitas escolas, mas tenho certeza de que esse montante irá contribuir com a aquisição de materiais e pequenos reparos”, disse. Tatiane Aparecida Nery, mãe da APM da mesma escola, ressaltou a importância da verba. “Tenho certeza de que esse valor será de boa valia para todas as escolas”, finalizou. 


2ª ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA APM
17.08.2017

Tivemos nossa 2ª Assembleia Geral da APM, onde foi socializado com a comunidade os valores de repasse de verba que recebemos neste ano, os gastos já realizados e a previsão de gastos até o final do ano. Agradecemos a presença dos que vieram e reforçamos a importância de que todos participem também!!!


BALANÇO GERAL
¡Atendimento da Unidade Escolar de acordo com o número de alunos de fevereiro/2017


¡Despesa fixa:



¡Total do Plano de Trabalho: R$46.650,00

DEMONSTRATIVO DA RECEITA E DESPESA/ RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES

Quadro 1
Quadro 2

Observação: Todos os documentos comprobatórios das despesas (Notas Fiscais e Extratos Bancários) encontram-se disponíveis para consulta de todos).


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À Direção
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Hoje foi a nossa última reunião do semestre com a APM e Conselho de escola, momento de avaliar o semestre e traçar novas metas para o segundo semestre. Tivemos uma formação sobre os Direitos de aprendizagem para a educação infantil, de acordo com a Base Nacional Curricular Comum e para encerrarmos uma confraternização preparada com todo carinho pela equipe gestora. Agradecemos a participação de todos, vocês são fundamentais para o sucesso da nossa escola!!











Fizemos também uma avaliação do nosso trabalho no 1º Semestre, traçando nossas conquistas e o que precisamos buscar para o próximo Semestre:





PLANO DE AÇÃO CONSELHO DE ESCOLA E APM 2017

Conheça o Plano de Ação do Conselho de Escola e APM para o ano de 2017, nele estão descritas as ações que realizaremos a partir das demandas e necessidades que já identificamos até o momento.

Objetivos:
  •  Realizar a manutenção preventiva e reparativa do prédio escolar, garantindo a segurança das crianças/adultos e o bom funcionamento das atividades pedagógicas da escola;
  •  Investir em parcerias com empresas privadas para doação de materiais para a manutenção predial;
  •  Investir na parceria com os pais e/ou responsáveis para a realização de trabalho voluntário na manutenção predial;
  • Investir na parceria com as Associações de Bairro, Fundação Criança e ONGs para realizar cursos e atividades culturais, tanto nos bairros como no espaço da escola;
  •  Promover o incentivo à leitura através da parceria entre a biblioteca da nossa escola, biblioteca comunitária da pastoral e associação de bairro da Vila Moraes; 
  • Promover a participação dos membros da APM e Conselho de Escola nas ações previstas do Projeto Coletivo da escola: “Janelas para o mundo”.

Ações:
  • Realizar as seguintes ações de manutenção predial: telhado (limpeza de calhas, reparo nas telhas, instalação de manta); troca do piso das salas de aula que estão descolando e causando acidentes com as crianças; colocação de mais faixas antiderrapantes na entrada da secretaria, reparo nas paredes que apresentam infiltração de água; instalação de piso na área do antigo parque, utilizado hoje como área para atividades de Corpo e Movimento; troca de torneiras quebradas; troca de ventiladores quebrados; troca de lâmpadas queimadas; reforma dos bancos do refeitório que estão com os pés enferrujados e instalação da cerca e cobertura do parque;
  • Buscar empresas privadas que façam doações de materiais para escola, como tintas para a pintura da escola, entre outros;
  • Realizar uma pesquisa com as famílias de pais e/ou responsáveis que têm interesse em fazer o trabalho voluntário na manutenção da escola;
  •  Realizar orçamentos e cotações com outras empresas de manutenção predial, em busca de melhores preços, a fim de utilizarmos a verba com maior efetividade, tendo em vista a redução dos valores repassados para a APM neste ano;
  • Levantar estratégias para priorizar o uso da verba nas necessidades emergenciais da escola;
  •  Fazer um levantamento de possíveis parceiros como: presidentes de associações de bairro, Fundação Criança, ONGs, em parceria com os membros da APM e Conselho de Escola, para planejar e sistematizar ações culturais para nossos alunos e moradores dos bairros, utilizando os espaços da nossa escola e das Associações de Bairro;
  • Realizar em parceria com a associação de bairro e pastoral da Vila Moraes um trabalho com a leitura através de doações para a biblioteca comunitária do local e atividades de contação de histórias, com a participação da nossa oficial da BEI;
  •  Garantir a participação dos membros da APM e Conselho de Escola nas etapas do Projeto Coletivo: “Janelas para o mundo”.



REPRESENTANTES DO CONSELHO DE ESCOLA E APM 2017

Confira a lista dos novos membros eleitos em fevereiro de 2017 e que terão seu mandato até 31 de março de 2018:

CONSELHO DE ESCOLA
NOME
CATEGORIA
Edilene Rodrigues da Cruz
PAIS DE ALUNO
Luciana de Macedo Rosa Andrade
Elisângela Rodrigues Antonio
Darlene Alves de Souza Rocha
Enedina Ferreira Carvalho
Elisângela Teles de Castro
Fabiana Paulo Ribeiro Vitoriano
Alessandra Betania do Carmo Santos
Andréia Aparecida Rosa da Silva Rocha (Diretora)
FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA
Aline Fernanda Rezende (Professora)
Ellen Melo Antunes (Professora)
Marta Silva Nascimento Teixeira (Coordenadora)
Rosângela Martins Senhor (Professora)
Eliane de Souza Barbosa (Equipe de Apoio)
Maria Aureli dos Santos (Equipe de Apoio)
Legenda:      Membro E Suplente

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES
CONSELHO DELIBERATIVO
Nome
Cargo
Segmento
Patrícia Moreira dos Santos
Presidente
Mãe de aluno
Andréia Maria da Silva
1ª.Secretária
Mãe de aluno
Jandira Silva Chaves
2ª.Secretária
Mãe de aluno
Ana Carolina de Oliveira Souza Novaes
Membro
Mãe de aluno
Cíntia da Silva Hiriashi
Membro
Mãe de aluno
Andréia Ap. Rosa da Silva Rocha
Membro
Diretora
Nilda Leles Dias
Membro
Funcionária
Maria Aureli dos Santos
Membro
Funcionária
Cibele Ap. de Lima Macedo
Membro
Professora

DIRETORIA EXECUTIVA
Nome
Cargo
Segmento
Selma Tacyane Lopes Ferreira Antonelli
Diretora Executiva
Mãe de aluno
Fabiana Paulo Ribeiro Vitoriano
Vice-diretora Executiva
Mãe de aluno
Karen Ap. da Conceição Souza
1ª.Tesoureira
Mãe de aluno
Daniela Melo da Silva
2ª.Tesoureira
Mãe de aluno
Adélia Cristina Andrade Santos
1ª. Secretária
Professora
Alessandra Betânia do Carmo Santos
2ª.Secretária
Mãe de aluno

CONSELHO FISCAL
Nome
Cargo
Segmento
Iara Cristina da Silva Miranda
Presidente
Mãe de aluno
Ana Maria Fernandes Rosa
Membro
Mãe de aluno
Rosângela Martim Senhor
Membro
Professora

Procurem seus representantes para contribuírem com sugestões ou outras considerações. Nossas reuniões acontecem todas as primeiras quintas-feiras de cada mês. Participem!!!


Representantes do Conselho e da Associação de Pais e Mestres


Ana Lucia  Almeids

Ana Lucia Santana 

Ana Maria

Edilene

Jandira

Patricia

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